Max Verstappen é o líder da temporada e busca o tricampeonato mundial da F1AFP

A Fórmula 1 realizará testes para a classificação do GP da Emilia-Romagna. Em conjunto com a fornecedora de pneus, a categoria vai implementar um teste de obrigatoriedade do uso de compostos específicos na sessão. Por causa da decisão, o número de jogos de pneus para pista seca será reduzido.
Durante a sessão, os pilotos terão que seguir uma ordem dos pneus mais lentos aos mais rápidos. No Q1, os 20 carros deverão usar o pneu duro, de faixa branca. No Q2, será obrigatório utilizar os pneus de médios, de faixa amarela. Por fim, será utilizado o pneu macio, de faixa vermelha, no Q3.
O teste, nomeado de "ATA" (Alocação Alternativa de Pneus, na sigla em inglês), foi criticado pelo líder Max Verstappen. O atual bicampeão mundial disse "não ver benefício". O diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, ressaltou que haverá uma queda de 13 para 11 jogos de pista seca. 
Para o GP da Emilia-Romagna, a fornecedora de pneus deixará à disposição os compostos de chuva. A região está sob alerta vermelho do Departamento de Proteção Civil da Itália, com previsão de ventos fortes e alto risco de inundações e deslizamento de terras para esta terça-feira. O alerta se estende até quarta-feira.
O GP da Emilia-Romagna, em Imola, será realizado no domingo (21), às 10h (de Brasília). Esta será a sexta etapa da temporada da Fórmula 1. O atual bicampeão Max Verstappen lidera a competição. A Red Bull Racing lidera o Mundial de Construtores.