Vini Jr foi alvo de racismo dos torcedores do Valencia, em partida pelo Campeonato EspanholJose Jordan/AFP

A primeira decisão sobre o caso de racismo e expulsão de Vini Jr na partida do Real Madrid contra o Valencia no último domingo (21) foi tomada. Segundo o jornal "Marca", a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) demitirá o árbitro de vídeo do duelo, Ignacio Iglesias Villanueva, e mais seis profissionais. 
A comissão de arbitragem se mostrou insatisfeita com a atuação de Villanueva no Mestalla. O árbitro de vídeo responsável na partida recomendou a expulsão de Vini Jr após ele agredir o atacante Hugo Duro, do Valencia, no rosto. Entretanto, ele não mostrou a cena onde o atacante da equipe valacentista aplica um "mata-leão" no jogador do Real Madrid. 
Após ser expulso, Vini Jr ironizou a decisão do árbitro, Ricardo de Burgos Bengoetxea, repetindo o gesto que Hugo Duro fez nele e questionando o porquê do atacante não ter sido expulso. Villanueva ainda atuará em mais uma partida da La Liga, entre Betis e Getafe nessa quarta-feira, válido pela 36ª rodada.
Segundo a RFEF, o protocolo antirracismo foi bem aplicado na partida. Bengoetxea paralisou a partida e o sistema de som do Mestalla comunicou que a partida apenas voltaria quando as ofensas racistas paralisassem. Entretanto, a postura da arbitragem e, depois da partida, da La Liga, geraram revolta ao redor do mundo.