Gabriel Menino, volante do PalmeirasSERGIO LIMA / AFP

Nesta segunda-feira (22), o deputado federal Luciano Vieira (PL/RJ) protocolou um requerimento pedindo a presença o meia Gabriel Menino, do Palmeiras, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Resultados. De acordo com o documento, o objetivo é que o jogador contribua com as investigações e andamento do processo. 
De acordo com a emissora "ESPN", a diretoria do Palmeiras, que não irá se manifestar sobre o caso por considerar a solicitação injustificável, já que Menino sequer foi citado na Operação Penalidade Máxima, vai pedir a dispensa do jogador no depoimento.
"Requeiro a Vossa Excelência, nos termo do art. 58, § 3º, da Constituição Federal, combinado com o art. 2º da Lei nº 1.579/1952 e com o art.36, II, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, seja convocado o senhor Gabriel Menino, jogador do Palmeiras, para prestar esclarecimento sobre fatos relacionados com a manipulação das partidas de jogos de futebol, objeto de investigação desta CPI. A convocação do senhor Gabriel Menino visa colher informações que contribuirão substancialmente para o desenvolvimento dos trabalhos desta CPI", diz o requerimento apresentado pelo deputado.
A CPI das apostas teve início no dia 17 deste mês, na Câmara dos Deputados. A instalação aconteceu por conta das denúncias de manipulação no futebol brasileiro, reveladas na Operação Penalidade Máxima, conduzida pelo Ministério Público de Goiás.
O trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito terá duração de 120 dias. Após o período, um relatório será elaborado e enviado ao Ministério Público ou à Advocacia-Geral da União. A próxima reunião está prevista para esta terça-feira (23).