Jogadores do Newcastle celebrando a classificação para a Liga dos CampeõesLindsey Parnaby / AFP

O Newcastle está de volta à maior competição de clubes do mundo. Em partida válida pela 37ª rodada da Premier League nesta segunda-feira (22), os Magpies empataram por 0x0 com o Leicester City no St James Park e garantiu sua vaga para a Liga dos Campeões da próxima temporada.
A última vez que a equipe jogou a competição continental foi em 2003/04, quando ainda tinha o ídolo Alan Shearer como capitão. Naquela temporada, o Newcastle disputou apenas a fase qualificatória da Liga dos Campeões, sendo eliminado para o Partizan, da Sérvia, nos pênaltis.
Além do clube do norte da Inglaterra, o Manchester City, campeão da Premier League, e Arsenal, vice-líder, estão garantidos na próxima Liga dos Campeões. A última vaga está sendo disputada por Manchester United e Liverpool. Em caso de empate ou vitória dos Reds Devils contra o Chelsea e o Fulham, eles se classificam para o torneio continental. Entretanto, caso eles percam as duas partidas, o Liverpool precisa vencer o já rebaixado Southampton para jogar o maior torneio entre clubes do mundo. 
Na última rodada, no domingo (28), o Newcastle enfrentará o Chelsea às 12h30 (horário de Brasília) para encerrar sua participação na Premier League. Já o Leicester, que briga contra o rebaixamento para a segunda divisão inglesa, enfrentará o West Ham, no mesmo horário e data. Para escapar da degola, as "Raposas" precisam vencer e torcer pela derrota do Everton para o Bournemouth.