Gerson e Vini Jr em treino da seleção brasileiraLucas Figueiredo/CBF

Rio - O volante Gerson, do Flamengo, foi às redes sociais nesta terça-feira (23) para mandar forças a Vini Jr, que foi vítima de ataques racistas na partida entre Real Madrid e Valencia, no último domingo (21). O Coringa publicou um longo texto, onde pede a seu companheiro que não deixe os racistas lhe diminuírem.

Confira o texto na íntegra:

"O que eles querem é diminuir as conquistas, feitos e quem nos tornamos. Se acostumaram a fazer isso anos e anos, mas agora temos nossos representantes em patamares elevados. Não a quantidade merecida, mas somos poucos que fazemos barulho. E continuaremos assim.
O preto incomoda quando está no lugar mais alto. O que eles querem é que sejamos eternos devedores de favores. Que aceitemos as esmolas que sempre nos deram e que digamos amém.

Não se cale, Vini Jr. Não deixe os racistas te diminuírem. Você hoje tem a possibilidade de mudar a vida de diversos negros que não podem e temem tomar a atitude que está tomando.

Hashtags, faixas e textos em redes sociais não mudam a vida de ninguém e nem colocam racistas em seus devidos lugares: na cadeia. Enquanto quem decidir a vida dos pretos não forem pessoas como nós, continuaremos a viver a farsa de que o mundo evoluiu sobre racismo e discriminação".
Vale lembrar que Gerson também já esteve envolvido em um caso de racismo. Em 2020, durante uma partida entre Flamengo e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, ele acusou o meia colombiano Índio Ramirez de injúria racial. Segundo o camisa 20 do Flamengo, o adversário teria lhe dito "cala a boca, negro".
Nesta terça-feira (23), a polícia da Espanha anunciou que identificou três torcedores do Valencia que atacaram Vini Jr no último domingo (21). Segundo as autoridades, eles foram detidos por "condutas racistas".