Luís Castro é o técnico do BotafogoVitor Silva/Botafogo

 Luís Castro, treinador do Botafogo, usou as redes sociais para postar uma mensagem contra os casos de racismo que vêm ocorrendo no futebol mundial. No último domingo (21), Vini Jr foi vítima de injúria racial por parte de torcedores do Valencia, e esse tema voltou a ganhar holofote no mundo do esporte. O comandante do Alvinegro aproveitou a situação para refletir sobre a sociedade e repreender o acontecimento com o brasileiro do Real Madrid.
"Num tempo em que é difícil eleger alguém, ou alguma coisa, a quem dirigir uma prece, seria bom que, pelo menos, pudéssemos acreditar na bondade; pudéssemos não envergonhar-nos do ódio das nossas palavras, da violência que praticamos com a ligeireza de um passatempo. É doloroso perceber, a cada insulto racista, a inutilidade de tantas vidas subalternizadas e perdidas", escreveu Luís Castro.
"Nunca aprendemos a lição do sofrimento que nos precedeu e que reencontramos, ao nosso lado. Continuamos a regar o sangue com sangue. O que esperamos ver nascer? NÃO AO RACISMO; NO TO RACISM; NON AU RACISME; NO AL RAZZISMO; NO AL RACISMO", concluiu.
Na partida entre Valencia e Real Madrid, aos 24 minutos do segundo tempo, torcedores do clube do Mestalla começaram a ecoar o canto de "macaco" para Vini Jr. Mais tarde, o brasileiro viria a ser expulso após confusão com o goleiro Mamardashvili e o atacante Hugo Duro, e mais cânticos racistas foram cantados na arquibancada.
Luís Castro volta à beira do campo com o Botafogo na próxima quinta-feira (25), às 21h, para enfrentar o César Vallejo no Peru, em partida válida pela quarta rodada da Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, o líder enfrentará o América-MG no sábado (27), às 19h, no Nilton Santos.