Xavi é o técnico do BarcelonaFoto: AFP

Ídolo do Barcelona, o lateral-esquerdo Jordi Alba anunciou sua saída do clube ao final da temporada. O jogador de 34 anos, que joga pelos "Culés" há 11 temporadas e que tem contrato até junho de 2024, rescindirá o acordo com a equipe catalã por achar que é o momento certo de encerrar o ciclo.
Jordi Alba se despede do Barcelona após 11 temporadas no clube - Oscar J. Barroso / AFP7 / Europa Press
Jordi Alba se despede do Barcelona após 11 temporadas no clubeOscar J. Barroso / AFP7 / Europa Press
Jordi Alba anunciou a decisão por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais. A imprensa local afirma que ele estava determinado a cumprir seu contrato até o final, entretanto mudou de ideia há alguns dias. Além dele, o também ídolo, o volante Sergio Busquets, também sairá do Barcelona ao final da temporada.
Jordi Alba está no clube desde 2012, quando foi contratado junto ao Valencia. Nos seus 11 anos de Barcelona, o lateral se tornou um dos maiores nomes da história da posição e do clube, acumulando uma Liga dos Campeões, seis Campeonatos Espanhóis e cinco Copas do Rei e quatro Supercopas da Espanha.
Na temporada atual, Alba perdeu espaço. Sob o comando de Xavi, quem mais ocupou a titularidade foi o jovem Baldé. Além disso, no início de 2022/23, o Barcelona foi ao mercado em busca de um lateral-esquerdo e contratou Marcos Alonso do Chelsea.
Ao todo, alternando entre o banco de reservas e o time inicial, Jordi Alba jogou 29 jogos, marcou dois gols e deu seis assistências nessa temporada.