Renan Dal Zotto comanda a seleção brasileira masculina de vôleiDivulgação/CBV

A seleção brasileira masculina de vôlei começa na Liga das Nações sua caminhada de olho os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Nesta segunda-feira (29), o elenco comandado por Renan Dal Zotto embarca rumo ao Canadá para dois amistosos contra a seleção local, nos dias 1º e 2 de junho, antes da estreia na Liga das Nações, em Ottawa, às 21h (de Brasília) do dia 7 de junho, diante da Alemanha.
"Tivemos a oportunidade de fazer bons treinos no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, com o grupo completo na última semana. É um ano de pré-olímpico, que é a competição mais importante para a gente, então a Liga das Nações vai servir como um laboratório também. Mas vamos nos concentrar muito desde a primeira etapa, porque cada jogo é muito importante para a classificação para as finais da Liga das Nações", destacou Renan Dal Zotto, em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Renan contará com alguns estreantes nos primeiros compromissos. O oposto Abouba disputará a Liga das Nações pela primeira vez, enquanto o ponteiro Arthur Bento e os centrais Judson e Thiery estreiam na seleção principal. Thiery celebrou a oportunidade.
"É o sonho de todo atleta representar seu país, e, quando fui convidado a participar dos treinos, já foi muito emocionante. Estar entre os 14 que irão participar dessa etapa é, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes de minha vida. Vai me fazer aprender e crescer mais como atleta", afirmou o jogador.
Após entrar para o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Renan Dal Zotto viaja com motivação extra para os primeiros testes já pensando no Pré-Olímpico, foco da temporada.
"Foi uma emoção muito grande, porque ser lembrado e ter esse reconhecimento é uma honra. Principalmente por estar junto com os atletas que foram agraciados naquela noite e com todos os outros atletas que já estavam no Hall da Fama. É uma emoção única, uma valorização para o esporte brasileiro, e aumenta ainda mais a vontade de continuar trabalhando todos os dias para fortalecer o voleibol”, declarou o técnico da seleção masculina."
Os 14 relacionados para a primeira etapa da Liga das Nações, em Ottawa, são os levantadores Bruninho e Cachopa, os opostos Abouba e Alan, os ponteiros Adriano, Arthur Bento, Honorato e Lucarelli, os centrais Flávio, Judson, Otávio e Thiery, e os líberos Maique e Thales.

Confira a tabela do Brasil na Liga das Nações:

07/06 – Brasil x Alemanha, às 21h (horário de Brasília)
08/06 – Brasil x Argentina, às 21h (horário de Brasília)
10/06 – Brasil x Cuba, às 17h30 (horário de Brasília) 
11/06 – Brasil x Estados Unidos, às 15h30 (horário de Brasília)