Gabriel Medina criticou postura dos juízes da WSLFoto: Reprodução/Instagram

Os surfistas brasileiros Gabriel Medina e Italo Ferreira estão insatisfeitos com os critérios das notas adotados pela Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês). Nas redes sociais, os dois fizeram publicações em protesto. O primeiro foi eliminado pelo australiano Ethan Ewing, nas quartas de final do circuito, enquanto o outro foi derrotado pelo americano Griffin Colapinto, na decisão, e ficou com o vice-campeonato.
Medina pediu diretamente a WSL que tenha clareza e constância na definição das notas do torneio. Na publicação, ele disse que a postura dos juízes, além de ser frustrante, atrapalha o crescimento do esporte.
"Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte. Fãs e patrocinadores não aceitarão que isso continue e, em um futuro próximo, acabarão se afastando, uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o esporte", falou trecho da publicação de Medina no domingo.
Já Italo, além de demonstrar apoio ao colega com um comentário na publicação, e também postou uma mensagem. Ele iniciou dizendo que não tem o intuito de atacar, mas que o silêncio está o consumindo e que o foco dele é o progresso.
"Aprendo todos os dias que tenho que me construir, melhorar, é um processo contínuo, como atleta, e como ser humano! Parte grande disso é essa união dos meus colegas e amigos brasileiros do Tour, e de todos que estão nisso pelo surfe!, escreveu em postagem nesta segunda (29) e completou: "O foco é no desenvolvimento, no progresso e no objetivo. E que fique claro que nada se construirá contra ele em meu caminho. E se tiver dúvida, olha no meu olho!".
Não é a primeira vez que surfistas brasileiros fazem reclamações sobre as notas no Circuito Mundial. Em abril, Filipe Toledo também protestou após ser eliminado na semifinal da etapa de Bells Beach, da WSL. Ele também apoiou Medina nas críticas mais recentes.
Veja as publicações de Medina e Italo:
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gabriel Medina (@gabrielmedina)