Spalletti não comandará o Napoli na próxima temporadaAndreas Solaro / AFP

Campeão italiano com o Napoli, o treinador Claudio Spalletti anunciou nesta segunda-feira (29) que não treinará o clube na próxima temporada. Durante premiação no Museu do Futebol de Coverciano, em Florença, o técnico anunciou que tirará um ano sabático para descansar.
"Às vezes encerramos uma relação por amarmos demais. Agora eu não estou pronto para dar a Nápoles tudo que a cidade merece. Preciso descansar. Sinto-me cansado. Preciso me desconectar por um momento. Não treinarei o Napoli ou nenhum outro time. Ficarei fora por um ano", afirmou Spalletti
A fala do treinador vem um dia depois do presidente do Napoli, Aurelio de Laurentiis, indicar que Spalletti não continuaria no cargo. A partida de despedida será no próximo domingo (4), na última rodada do Campeonato Italiano, contra o já rebaixado Sampdoria.
Claudio Spalletti foi um dos grandes responsáveis pelo fim do jejum de 33 anos do Napoli sem vencer o Campeonato Italiano. Esse é o maior título da carreira do treinador, que havia vencido duas Copas da Itália com a Roma em 2006/07 e 2007/08. O tamanho do feito foi tão grande para o técnico que ele decidiu eternizar o "Scudetto" no seu corpo em uma tatuagem. 
Tatuagem do técnico Luciano Spalletti em homenagem ao título do Napoli - Foto: Reprodução/Instagram @valentinorussotattoo
Tatuagem do técnico Luciano Spalletti em homenagem ao título do NapoliFoto: Reprodução/Instagram @valentinorussotattoo
Com a saída de Spalletti, os principais candidatos para assumir o cargo de treinador do Napoli para a próxima temporada são Rafa Benítez e Antonio Conte. Segundo a imprensa local, Aurelio de Laurentiis quer um treinador experiente em competições internacionais para a disputa da Liga dos Campeões.