Evento será no Teatro Henriquieta Brieba, na TijucaReprodução
Antigos clubes de futebol da cidade do Rio serão homenageados em fórum
Clubes foram campeões cariocas pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres
Rio - Nos próximos dias 5, 6, 7 e 8 de Junho, o Teatro Henriquieta Brieba, na Tijuca, vai sediar o I Fórum de Debates do Exthyntos Social Clube. Serão, ao todo, quatro mesas de debates, onde a cultura, a história e a memória do futebol do Rio de Janeiro estarão em pauta. Entre os debatedores, nomes como Sérgio Montero Souto, Rosana da Câmara Teixeira e André Luiz Pereira Nunes estão confirmados. A abertura do Fórum acontece no próprio dia 5 de Junho, às 18h, quando será debatido o tema “Cidade, Mídia, Memória e Esporte: o futebol do Rio de Janeiro no início do século XX”.
Na ocasião, o deputado federal Tarcísio Motta (Psol-RJ) entregará moções aos clubes que foram campeões cariocas pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) entre os anos de 1925 e 1932. São eles: Engenho de Dentro Atlético Clube (1925), Modesto Football Club (1926,1927), Sport Clube América (1928,1929), Sportivo Santa Cruz (1930), Oriente Atlético Clube (1931) e Sport Clube Boa Vista (1932). Tais moções foram aprovadas no final do ano passado, quando Tarcísio ainda era vereador da cidade do Rio de Janeiro.
Para o deputado, é necessário que haja o reconhecimento dos títulos conquistados por esses clubes, que também são verdadeiros campeões cariocas. “É preciso valorizar nossa cultura popular e esportiva que desde sempre pulsa nos subúrbios do Rio de Janeiro”, afirma o parlamentar.
Uma resposta histórica
A história do futebol carioca precisa de uma reparação imediata de sua memória. A antiga Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, criada em 1917, foi responsável até 1923 pela organização do campeonato carioca - ainda com caráter de esporte amador. Por divergências internas, após o título do clube Vasco da Gama em 1923, foi criada em 1924 a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA).
No episódio, que ficou conhecido como “resposta histórica”, o Vasco da Gama se negou a integrar a AMEA, vindo a participar de seu campeonato somente em 1925. Entre 1924 e 1932, tanto a LMTD quanto a AMEA organizaram campeonatos de caráter regional. Contudo, apesar do título do Vasco de 1924 ser considerado equivalente ao Campeonato Carioca atual, o mesmo não acontece com os demais campeões da LMTD, entre os anos de 1925 e 1932.
Hoje, os campeões da LMTD não possuem o mesmo reconhecimento. Em sua maioria, os clubes campeões “esquecidos” - que eram compostos por atletas negros e da classe trabalhadora - já não existem mais. Porém, sua história não pode ser apagada.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.