Arthur Elias é o novo técnico da seleção brasileira femininaFoto: Thais Magalhães/CBF

Rio - Nesta sexta-feira, 1, a CBF anunciou que Arthur Elias é o novo técnico da seleção brasileira feminina. Ele chega para substituir a sueca Pia Sundhage, que não resistiu à eliminação precoce na Copa do Mundo Feminina 2023 e acabou demitida do cargo recentemente.
"É um sonho realizado. Tenho 20 anos como profissional, como treinador de futebol. E 90% desses 20 anos dedicados ao futebol das mulheres aqui no Brasil. Me sinto muito realizado por esse cargo, por esse convite. Tenho certeza que vamos conseguir, em pouco tempo, mudar a mentalidade que nós temos aqui na seleção brasileira, dentro do futebol feminino no Brasil", disse Arthur Elias. 
"Isso é uma missão que eu tenho. Dentro dessa missão é trazer resultado a curto prazo, já nos Jogos Olímpicos. Assim que penso. A seleção brasileira precisa voltar a se protagonista mundial, e vejo que posso contribuir para esse objetivo. Que a gente chegue no final desse ciclo com o futebol feminino muito mais forte", completou.
Arthur Elias - Marco Galvão/Agência Corinthians
Arthur EliasMarco Galvão/Agência Corinthians
Arthur Elias tem 42 anos e é um dos principais treinadores do futebol feminino no Brasil. À frente do Corinthians, ele conquistou quatro vezes o Brasileirão (2018, 2020, 2021 e 2022), três vezes a Libertadores (2017, 2019 e 2021), além de outros títulos.  
"Eu saio do Corinthians depois da Copa Libertadores (nota da redação: o torneio acontecerá entre os dias 5 e 21 de outubro). Isso foi o acerto com o presidente Ednaldo (da CBF) e com o presidente Duílio (do Corinthians). Até lá tenho um pouco dessa divisão do trabalho", explicou Arthur Elias.
Durante a entrevista coletiva de apresentação, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também aproveitou para fazer agradecimentos à comissão técnica de Pia Sundhage. O contrato da treinadora iria até as Olímpiadas 2024, mas a entidade decidiu pelo fim do trabalho.
"Quero reiterar todos os agradecimentos à toda comissão técnica da seleção brasileira de futebol feminino, que deixou a entidade recentemente. Quero agradecer pelos serviços prestados à entidade no período que aqui estiveram. Desejo todo sucesso nos novos desafios", disse Ednaldo Rodrigues.
Ednaldo também anunciou Rosana Augusto, do Red Bull Bragantino, como novo técnica da Seleção Feminina sub-20. Ela substitui Jonas Urias.