Copa da Amizade Sub-15 no Centro de Futebol ZicoFoto: Divulgação

Rio - Depois de três anos de interrupção por causa da pandemia, a tradicional Copa da Amizade Brasil/Japão para atletas de até 15 anos retornou na última semana, no Centro de Futebol Zico (CFZ). A competição chegou ao fim no último domingo, 3, com a vitória do Vasco sobre o Flamengo por 2 a 1 na decisão. Assim, o Cruz-Maltino sagrou campeão da 23ª edição do torneio.
Com o intuito de diminuir o desgaste dos gramados por causa das fortes chuvas no Rio de Janeiro dos últimos dias, a competição foi realizada em duas sedes - além do CFZ, alguns dos jogos aconteceram no Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (SAFERJ), que fica localizado em Guaratiba.
Festa dos jogadores do Vasco com a conquista da Copa da Amizade Sub-15 no Centro de Futebol Zico - Foto: Divulgação
Festa dos jogadores do Vasco com a conquista da Copa da Amizade Sub-15 no Centro de Futebol ZicoFoto: Divulgação
"Parabéns ao Vasco da Gama pela conquista da 23ª edição da Copa da Amizade, se tornando o maior vencedor com cinco títulos. Parabéns e obrigado a todas as equipes participantes, todo nosso staff, e a todos que contribuíram de alguma forma para o sucesso da competição, em especial ao Alfredo e o Zé Mário, que colocaram o CT da SAFERJ à disposição da Copa", disse Zico.
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao lado de Zico - Foto: Divulgação
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao lado de ZicoFoto: Divulgação
No total, 12 times disputaram a competição. Eles ficaram divididos em três grupos de quatro. Bangu, Antlers Norte, Boa Vista e Antlers Tsukuba caíram na primeira fase. Já Fluminense, Cruzeiro, Botafogo, Corinthians, São Paulo e Kashina Antlers acabaram eliminados no decorrer do mata-mata.
Vale mencionar que estiveram presentes na Copa da Amizade Brasil/Japão pessoas importantes do mundo do futebol, como Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF; Dudu Patetuci e Djair, técnico e auxiliar da Seleção Brasileira Sub-15, respectivamente; Edu Coimbra, ídolo do America; ex-jogadores, como Leonardo, Léo Moura, Zé Roberto, Fernandão e outros.