Inglaterra - A Fórmula 1 mudou o regulamento no ano passado e os carros voltaram a adotar o efeito-solo para que os monopostos gerem o máximo de carga aerodinâmica a fim de aumentar as brigas dentro das pistas. Com a alteração no design dos carros, um das consequências sentidas pelos pilotos foi do efeito porpoising, ou seja, os carros quicavam nas retas de alta velocidade. Contudo, vários pilotos relataram dores nas costas e um dos que mais sofreram foi o britânico Lando Norris, da McLaren que revelou os problemas que ainda sente na região da lombar.
"Tenho que me alongar de manhã e à noite, antes de cada sessão. Se eu não fizer isso, sempre terei muito mais dificuldades com minhas costas. Não se trata apenas de corrida. É algo em que tive de trabalhar de modo geral. Mas, definitivamente, algumas das mudanças no carro nos últimos dois anos não ajudaram. Chegou a um ponto muito ruim no ano passado, todos os dias eu estava sofrendo para dormir e tudo mais... com dores constantes", relatou o piloto.
Em contrapartida, Norris comentou que já ocorreram mudanças para que a situação possa melhorar e afirmou que a situação era pior em 2022.
"Acho que muitas coisas já foram colocadas em prática, como alguns assentos novos que já fiz. Foi pior no ano passado do que neste ano", disse o jovem de 23 que também contou como que se limita a praticar alguns esportes por conta das dores.
"Se eu quiser melhorar, preciso fazer outras coisas, em vez de apenas tentar melhorar o assento e permitir que o carro melhore com o tempo. Não é o caso. Estou limitando muito mais coisas. Estou jogando muito menos golfe por causa das minhas costas, fazendo mais fisioterapia. Algumas coisas eu tenho que aumentar e outras tenho que 'pagar o preço', como jogar golfe ou praticar determinados esportes.", finalizou.
A Fórmula 1 volta no próximo final de semana para o GP de Singapura, em Marina Bay. Esta será a 15ª etapa da temporada que conta com a liderança isolada de Max Verstappen com 145 pontos na frente do seu companheiro de equipe Sergio Pérez. O piloto holandês venceu as últimas dez etapas disputadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.