Deco é diretor esportivo da área de futebol do BarcelonaFoto: Divulgação/Barcelona

Espanha - Nesta quarta-feira, 13, o Barcelona apresentou o novo organograma esportivo do clube. Assim, Deco também foi apresentado e falou pela primeira vez como diretor esportivo do clube catalão.
"Voltar aqui é algo que sempre dá arrepios. Estou entusiasmado e feliz. A estrutura desportiva no papel é muito bonita, mas o importante é o trabalho diário e o esforço. As coisas não acontecem por acaso", disse Deco.
Ele, vale lembrar, foi ídolo do Barcelona com jogador. Por lá, o luso-brasileiro atuou entre 2004 e 2008. Dentre os títulos que conquistou, está a Liga dos Campeões da temporada 2005/06. Nesse sentido, Deco falou com carinho sobre o clube, lembrou do período em que esteve fora e ainda revelou que teve proposta para trabalhar no Fluminense. 
"É um clube no qual sonhava jogar quando criança, nos anos que estive aqui aprendi o que significava. Depois de sair daqui continuei meu caminho, minha rotina futebolística. Nos últimos dez anos, fui agente, consultor, tive a opção do Fluminense, do Porto... Voltar aqui não foi fácil, pois tinha criado uma empresa sólida, estou deixando funcionários, pessoas que confiaram em mim, deixando filhos já cresceram, não é fácil para mim. Estar no Barça mais uma vez é uma responsabilidade muito grande, mas também sei que é um projeto entusiasmante", contou Deco.
Outro tema da entrevista foi Xavi Hernández. No início do mês, jornais espanhóis noticiaram que o Barça já tem encaminhada a renovação de contrato com o treinador. O novo vínculo será válido até junho de 2026.
"Xavi conquistou o respeito necessário para treinar o FC Barcelona. Ele não está lá apenas porque é Xavi, mas porque provou ser um bom treinador. Ele ganhou o seu novo contrato", destacou Deco.