Carlos Sainz venceu o GP de Singapura de 2023LILLIAN SUWANRUMPHA / AFP

Rio - A etapa de Singapura foi uma das mais agitadas da temporada de 2023 da Fórmula 1. Com as Red Bull's de Max Verstappen e Sergio Perez com problemas de acerto, surgiu uma oportunidade para equipes como Ferrari, Mercedes e McLaren disputarem a vitória. Após conquistar a pole, o espanhol Carlos Sainz conquistou a vitória no último domingo (17) em uma longa batalha de 62 voltas.
Carlos Sainz começou a corrida se defendendo dos ataques de Charles Leclerc, George Russell e Lando Norris. Após a primeira parada de pit stop, Leclerc foi prejudicado pela Ferrari e ficou longe da briga pela vitória. Já na segunda janela de paradas, uma bandeira amarela causada pela quebra de Esteban Ocon, da Alpine, deixou a corrida mais aberta. 
"Fiquei a 1s2 ou 1s3 de Lando por algumas voltas, então desacelerei para que ele usasse a asa traseira na curva 7, o suficiente para ele segurá-los (as Mercedes) e eu seguir controlando minha corrida. Não foi fácil, porque você se coloca sob risco e não pode cometer qualquer erro, mas foi minha tática e funcionou", disse Carlos Sainz.
A Mercedes conseguiu trocar os pneus de George Russell e Lewis Hamilton na mesma parada. Com pneus médios, os pilotos britânicos da equipe alemã fizeram frente aos pneus duros de Sainz e Norris, e acirraram a disputa pelo pódio. Na última volta, os quatro estavam separados por menos de um segundo e todos com asas abertas. 
"Eu sabia mais ou menos do meu ritmo em comparação com o de Lando (Norris), e o quão difícil é ultrapassar aqui. Ele estava com pneus duros e, se George (Russell) e Lewis (Hamilton) me ultrapassassem (com pneus médios) eu estaria frito, então eu precisava que ele os segurasse pelo máximo de tempo possível", afirmou Sainz.
"Singapura nos deu uma chance que aproveitamos bem. Seria ótimo para a F1 se a Ferrari, McLaren, Mercedes e Aston Martin fossem dois ou três décimos mais rápidos a cada corrida para desafiá-los (RBR). A competição esse ano seria incrível com oito pilotos brigando por vitórias, um pouco do que vimos aqui", completou o piloto da Ferrari.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, no dia 24 de setembro, com o GP do Japão, a 16ª etapa da temporada. Max Verstappen lidera o campeonato com 374 pontos e possui uma vantagem de 151 pontos para o vice-líder Sergio Perez. A Red Bull, por sua vez, lidera o construtores com 308 pontos e já faz as contas para conquistar o título de equipes.