Bruno CabocloYasuyoshi Chiba / AFP

Rio - Com passagem pela NBA, o ala-pivô Bruno Caboclo tem sido alvo de polêmica na Itália. O jogador brasileiro, de 27 anos, alegou motivos pessoais e não se apresentou para o período de treinamentos do Venezia, e tem gerado preocupação.
O jogador era aguardado após a participação do Brasil na Copa do Mundo de basquete, mas ele ainda não se pronunciou. Em nota, a equipe de basquete italiana alega que foi surpreendida com a decisão e promete  tomar medidas legais caso seja necessário. 
"É uma violação séria do acordo feito entre as partes, que ainda continua vinculado a atuação de Bruno Caboclo como um atleta profissional de basquete na temporada de 2023/24 exclusivamente para o Umana Reyer Venezia", disse a equipe.
Existem rumores que Caboclo poderia estar negociando outras propostas com equipes de Israel e da Sérvia, além de esperar por uma nova chance na NBA. Ele atuou na liga norte-americana de basquete entre 2014 e 2021, com passagens por Toronto Raptors, Sacramento Kings, Memphis Grizzlies e Houston Rockets.
Desde que saiu da NBA, Bruno Caboclo teve passagens por Limoges, da França, Capitanes, do México, Ratiopharm, da Alemanha, além do São Paulo entre 2021 e 2022. Na última temporada, atuou pela equipe alemã. Em junho deste ano, assinou com o Venezia, da Itália, por um ano.