WSL Saquarema 2023 movimentou mais de R$97 milhões na cidadeDivulgação/Prefeitura de Saquarema

Rio - Saquarema será o palco da última etapa do Challenger Series. O evento é organizado pela Liga Mundial de Surfe (WSL) e vai definir os novos atletas que farão parte do Circuito Mundial de Surfe no próximo ano. A competição será realizada entre os dias 14 e 21 de outubro, na praia de Itaúna.
O torneio final, responsável por selecionar os 10 melhores atletas masculinos e as cinco melhores atletas femininas no ranking global, se estende por seis etapas ao longo do ano. A competição desempenha papel fundamental para o acesso à elite do esporte.
Finalista da WSL em 2023, João Chianca, conhecido como Chumbinho, foi um dos surfistas que alcançou a principal divisão do surfe a partir da disputa do Challenger Series, em 2022. Além da grande final da competição, estão programadas diversas atrações para o público local e fãs de surfe.
"A estrutura que Saquarema oferece torna a cidade a localização ideal para prática do surfe. A paixão da comunidade pelo esporte tem sido fundamental para o crescimento e desenvolvimento da modalidade. É uma honra encerrar a temporada aqui", destaca Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Saquarema já sediou outras duas competições da WSL neste ano. A primeira delas foi o Saquarema Surf Festival, realizada em abril, focado na descoberta de jovens talentos. A segunda, Vivo Rio Pro 2023, correspondeu à oitava etapa da Liga Mundial, terminando com vitória do brasileiro Yago Dora.