Medalhas dos Jogos Pan-Americanos de SantiagoFoto: Divulgação/PanAm Sports

Chile - Nesta semana, começará o Pan-Americano 2023. A competição acontecerá entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, capital chilena. Apesar disso, o beisebol (dia 18) e o boxe (dia 19) terão início antes da cerimônia de abertura. Abaixo, veja mais informações e o que esperar sobre os Jogos.
ESPORTES NO PAN 2023
Estarão presentes no Pan: Esportes aquáticos (natação artística, mergulho, natação em águas abertas, natação, polo aquático); atletismo; tiro com arco; badminton; beisebol; softbol; basquete; basquete 3x3; pelota basca; boxe; boliche; breaking; canoagem; ciclismo; equestre; esgrima; hóquei em campo; futebol; golfe; ginástica; handebol; judô; karatê; pentatlo moderno; raquetebol; patinação; remo; rugby 7; navegação; tiro; escalada esportiva; squash; surfe; tênis; tênis de mesa; taekwodno; triatlo; vôlei; vôlei de praia; esqui aquático; levantamento de peso; e luta livre.
FIQUE DE OLHO
Vale destacar que 21 esportes darão vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerá em 2024. Entre as modalidades em questão estão: surfe; boxe; nado artístico; tênis; e ginástica artística.
Também cabe mencionar que dez modalidades valerão pontos no ranking para classificação, como natação, atletismo e triatlo.
TIME BRASIL
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou que levará para Santiago a maior equipe da história do país no exterior. Serão 1.020 pessoas na delegação brasileira: 623 atletas; 11 reservas; 263 oficiais de confederações; e 124 oficiais do comitê.
A equipe, aliás, contará com uma diversidade de idade. A mais nova é Rayssa Leal, do skate, que tem apenas 15 anos. Já Renato Portela, do tiro esportivo, tem 60 e é o mais velho do Time Brasil.
TRANSMISSÃO
O Canal Olímpico do Brasil – streaming oficial do COB – adquiriu os direitos de transmissão dos Jogos e fará a exibição do evento para o Brasil de forma gratuita na internet. A produção, conforme informou a entidade, será feita em parceria com a Cazé TV e também estará disponível no canal do Time Brasil no YouTube. Vale destacar que o canal do streamer Casimiro também fará transmissão no YouTube e na Twitch.
"O papel do COB é dar aos atletas olímpicos do Brasil as melhores condições de treinamento e estrutura para as grandes competições. Mas é importante também que o torcedor brasileiro acompanhe esses eventos e o desempenho dos nossos atletas ao longo de todo o ciclo olímpico. Transmitir os Jogos Pan-americanos mostra o nosso compromisso em atrair visibilidade para esta trajetória, para estes resultados, e em popularizar cada vez mais os esportes olímpicos", disse o presidente do COB, Paulo Wanderley, ao site oficial da entidade.