Bruno GuimarãesAFP

Rio - O Newcastle conseguiu uma vitória importante sobre o Arsenal por 1 a 0 neste sábado, mas teve que lidar com uma situação lamentável neste fim de semana. O volante Bruno Guimarães, da seleção brasileira, foi alvo de manifestações racistas de torcedores dos Gunners nas redes sociais. Neste domingo, o Newcastle condenou o ocorrido.
Além do brasileiro, o volante inglês Joe Willock também foi vítima de ofensas racistas. Em relação a Bruno Guimarães, as atitudes criminosas se deram após o brasileiro ter participado de uma dividida com o também brasileiro, naturalizado italiano, Jorginho, que defende o Arsenal.
"O Newcastle United condena veementemente os abusos racistas enviados a Bruno Guimarães e Joe Willock por meio das redes sociais, após a vitória de sábado sobre o Arsenal. Nossa mensagem é clara. Não há espaço para racismo no futebol ou na sociedade. Estamos prestando apoio a Bruno e Joe e trabalharemos com as autoridades relevantes e plataformas de mídia social para identificar os responsáveis, para que possam ser responsabilizados", afirmou a nota.
A vitória levou o Newcastle aos 20 pontos, na sexta colocação. O Arsenal tem quatro pontos a mais, porém, com o tropeço perdeu a oportunidade de assumir provisoriamente a liderança do Inglês ao lado do Manchester City.