Troféu da Copa do BrasilThais Magalhães/CBF

São Paulo - Na luta contra o rebaixamento no Brasileirão, o Santos ligou o alerta para 2024 e pode ficar fora da Copa do Brasil. O Peixe tem apenas chances remotas de conquistar a classificação através dos pontos corridos, tendo em vista a mudança do regulamento para chegar até a competição mata-mata.
Para conseguir uma vaga, o Santos precisa terminar o Brasileirão como a melhor equipe fora dos classificados para a próxima Libertadores, que, por direito, entram direto na terceira fase da Copa do Brasil. Atualmente, o Athletico-PR ocupa tal posto, na sétima colocação, com 51 pontos, nove de vantagem em relação ao Alvinegro Praiano. 
O regulamento para classificação à Copa do Brasil mudou visando valorizar as campanhas nos estaduais. No Paulistão, Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas. 
Palmeiras e Bragantino, no entanto, dentro do G-6 do Brasileirão, estão se classificando para a Libertadores de 2024 e abrindo mais duas vagas pelo Campeonato Paulista, hoje sendo herdadas por Corinthians e Botafogo-SP. O Timão não tem mais como ir à Libertadores devido à pontuação e, com isso, uma terceira vaga fica inviável - esta que, por sua vez, não seria do Santos, e sim do Mirassol.