Felipe Drugovich, da Aston Martin, ficou em segundo lugar no primeiro treino livre do GP de Abu DhabiJEWEL SAMAD / AFP

Rio - O brasileiro Felipe Drugovich foi um dos destaques do primeiro dia de treinos do GP de Abu Dhabi, a última etapa do calendário da Fórmula 1 em 2023. O piloto reserva da Aston Martin, que busca um espaço no grid para a próxima temporada, ficou em segundo lugar no primeiro treino livre, atrás do britânico George Russell, da Mercedes. Já Charles Leclerc, da Ferrari, liderou a segunda atividade.
O primeiro treino livre contou com a participação de dez calouros. Além de Felipe Drugovich, atual campeão da F2, participaram da atividade Isack Hadjar e Jake Dennis (RBR), Robert Shwartzmann (Ferrari), Frederik Vesti (Mercedes), Pato O'Ward (McLaren), Jack Doohan (Alpine), Zak O'Sullivan (Williams), Theo Pourchaire (Alfa Romeo) e Oliver Bearman (Haas).
Com tantos calouros na pista, o britânico George Russell aproveitou e liderou o primeiro treino livre com uma volta de 1m27s673 de pneus médios. Já no segundo treino, os pilotos Max Verstappen, Charles Leclerc, Lewis Hamilton, Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Alexander Albon, Guanyu Zhou e Nico Hulkenberg voltaram e acirraram a disputa.
O segundo treino livre em Abu Dhabi ficou marcado pelos incidentes envolvendo Carlos Sainz, da Ferrari, e Nico Hulkenberg, da Haas, que acionaram bandeira vermelha e paralisaram a atividade por cerca de 35 minutos. Charles Leclerc, da equipe italiana, foi o mais rápido do dia com giro de 1m24s809 de pneus macios, superando a marca de George Russell no treino livre 1.
Os pilotos voltam para a pista neste sábado (25) para o terceiro treino livre, às 7h30 (de Brasília), e para a classificação, às 11h. Já a última corrida da temporada de 2023 acontece no domingo (26), às 10h, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Ferrari e Mercedes disputam o vice-campeonato de equipes. Já entre pilotos, Max Verstappen é o campeão, enquanto Sergio Perez já assegurou o segundo lugar.