Couto Pereira é o estádio do CoritibaDaniel Ramalho/Vasco

Rio - O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu parcialmente os pedidos de reconsideração de Coritiba e Cruzeiro quanto às punições de portões fechados após pancadaria generalizada entre torcedores, no dia 11/11, em jogo pelo Brasileirão, na Vila Capanema, e liberou, com condições, presença de público nos estádios Couto Pereira e Mineirão.
A decisão de Felipe Bevilacqua, vice-presidente do Pleno, vale já para a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Coxa recebe o Botafogo nesta quarta-feira (29), às 21h30, e a Raposa o Athletico-PR no dia seguinte, às 20h. No entanto, as torcidas organizadas Império Alviverde e Mancha Alviverde (Coritiba), Máfia Azul e Pavilhão Independente (Cruzeiro), foram vetadas.
Para a partida contra o Botafogo, a diretoria do clube paranaense tentou viabilizar, mas com o artigo 143 da Lei Geral do Esporte, que determina a venda de ingressos 48 horas antes do jogo, a comercialização de ingressos não foi aberta.
Em ambos os casos, setores foram bloqueados nos estádios dos clubes. No caso do Coritiba, o setor inferior do Couto Pereira, destinado às organizadas, deverá permanecer fechado. Já no Mineirão, parte do Setor Amarelo, onde ficam as organizadas do Cruzeiro, que estão suspensas, ficará interditada.
No que diz respeito à punição aplicada após denúncia da Procuradoria Geral do STJD, os dois clubes seguem sem poder contar com cargas de ingressos para seus torcedores em jogos fora de seus domínios. 

Partidas importantes até o fim do Brasileirão

Coritiba e Cruzeiro ainda estão envolvidos em jogos decisivos nas duas pontas da tabela. O Coxa, com a decisão, terá público contra Botafogo, nesta quarta, e Corinthians, na última rodada marcada para o dia 6/12. O Glorioso luta pelo título, enquanto o Timão quer evitar a queda para a Série B - tal qual a equipe paranaense, rebaixada após a derrota para o Fluminense.
A equipe mineira, por sua vez, que também tenta se afastar da degola, jogará em casa contra o Athletico-PR pela 36ª rodada e na 38ª contra o Palmeiras, líder do Brasileirão, no jogo que definirá o campeão da temporada.