Bono, Courtois e Ederson concorrem a melhor goleiro do The Best 2023Divulgação / Fifa

A Fifa divulgou, nesta terça-feira (12), os três finalistas a melhor goleiro do mundo no The Best 2023. Ederson, do Manchester City, é o representante brasileiro. Ele concorre com o belga Courtois, do Real Madrid, e com o marroquino Bono, ex-Sevilla e atualmente no Al-Hilal. O vencedor do troféu será revelado em Londres, na cerimônia agendada para o dia 15 de janeiro de 2024.
O The Best 2023 tem um período de avaliação mais curto do que o usual para os homens, valendo desde 19 de dezembro de 2022, dia seguinte à Copa do Mundo no Catar, até 20 de agosto de 2023. No período, Ederson conquistou a Tríplice Coroa com o Manchester City (Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra). Bono levantou o troféu da Liga Europa com o Sevilla e foi listado na seleção da competição, enquanto Courtois venceu a Copa do Rei pelo Real Madrid e entrou nos 11 melhores da Liga dos Campeões. 
Os indicados ao prêmio foram anunciados em setembro. Ederson, Courtois e Bono sobressaíram em uma lista que também tinha o camaronês Onana, ex-Inter de Milão e hoje no Manchester United, e o alemão Ter Stegen, do Barcelona. Os finalistas de outras categorias serão revelados pela Fifa nos próximos dias.
Entre as mulheres, as finalistas a melhor goleira do mundo são a australiana Mackenzie Arnold, do West Ham, a espanhola Catalina Coll, do Barcelona, e a inglesa Mary Earps, do Manchester United. Nas categorias femininas, o período usual de avaliação de cerca de um ano foi mantido: de 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023, data da final da Copa do Mundo Feminina, vencida pela Espanha.