Joshua Cavallo, jogador do Adelaide UnitedReprodução / Instagram @joshua.cavallo

Primeiro jogador profissional da Austrália a se declarar publicamente gay, Josh Cavallo revelou que recebe ameaças de morte diariamente. Em participação no podcast "Footballers Unfiltered", da Fifpro, o atleta afirmou que o futebol ainda é um ambiente "tóxico" para os homossexuais e acredita que nem todos suportariam as consequências de se assumir.
"São várias ameaças de morte que chegam até mim diariamente. O mundo do futebol é um lugar bastante tóxico para ser um jogador abertamente gay. Não é algo que qualquer um conseguiria encarar", disse.
Josh Cavallo assumiu a homossexualidade em 2021. O jogador conta com o apoio de seu clube, que não só divulgou sua declaração na época, mas também promove iniciativas em prol da causa LGBTQIA+ ao seu lado. Em 2024, por exemplo, o jogador celebrou seu casamento no Coopers Stadium, estádio do Adelaide. 
O preconceito e a falta de aceitação ainda existentes na sociedade refletem no futebol. Assim, para o lateral-esquerdo, esses são os motivos que geram dificuldade para os jogadores assumirem a homossexualidade. Além dele, outro atleta que assumiu publicamente foi Jakub Jankto, meio-campista do Cagliari, da Itália.

"Estamos muito longe da aceitação neste espaço. Estes são fatores que as pessoas vão considerar ao se assumir e elas podem não ter feito ainda, mas se assumir traz toda a atenção, pressão e negatividade que afetarão o seu desempenho no longo prazo" afirmou.

O jogador destacou que o apoio recebido foi fundamental para enfrentar os insultos preconceituosos. Ele lamenta não ter se assumido antes, pois sentia que vivia uma mentira, mas reforça que, apesar de parecer simples, a decisão traz desafios.

"Eu estava cansado de ter que sair e esconder das pessoas a minha verdadeira versão. Então, eu pensava por que isso não aconteceu no futebol? Por que ninguém nunca assumiu ser a si mesmo, ser bem-sucedido e jogar? Agora eu entendo, olhando para trás e vendo toda a negatividade, tudo o que vem no seu caminho" destacou o atleta.
Ao tornar sua sexualidade pública, Cavallo recebeu apoio de vários jogadores por sua coragem. Entre eles estavam Piqué, ídolo do Barcelona e hoje aposentado, Griezmann, do Atlético de Madrid, e Germán Cano, do Fluminense. Na época, Cano ainda era jogador do Vasco e chegou a prometer que enviaria a Josh a camisa especial do clube feita em homenagem à causa LGBTQIA+.