León garantiu sua vaga no Mundial ao vencer a Liga dos Campeões da Concacaf em 2023Divulgação/León

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) agendou uma audiência para analisar o recurso do León (MEX) contra sua exclusão do Mundial de Clubes da Fifa. A sessão ocorrerá no dia 23 de abril, em Madri, segundo a imprensa do México.
Representantes do León e do Alajuelense, da Costa Rica, estarão presentes na audiência. O clube costa-riquenho iniciou o processo para garantir uma vaga na competição. Ele argumenta que, de acordo com o regulamento da Fifa, dois times com o mesmo proprietário não podem disputar o Mundial de Clubes.
O León se classificou por ter vencido a Liga dos Campeões da Concacaf em 2023. Porém, acabou excluído porque possui o mesmo proprietário do Pachuca (MEX), que também está no Mundial. 
O León estava no Grupo D junto com o Flamengo, Espérance Sportive de Tunis (Tunísia) e Chelsea (Inglaterra). Sem substituto anunciado pela FIFA, o Alajuelense, 15º no ranking da Concacaf, quer uma vaga no Mundial.
Os costa-riquenhos alegam que os clubes na sua frente são todos do México ou dos Estados Unidos, e a entrada de qualquer um deles violaria o regulamento, que limita a dois o número de representantes por país, exceto para campeões continentais entre 2021 e 2024.