Botafogo conquistou o tricampeonato do Brasileirão em 2024Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Brasileirão 2025 terá novidades para tornar o jogo mais dinâmico e mais rigor contra cera
Árbitros poderão ser mais rigorosos com simulações e reclamações
Rio - O Brasileirão 2025 vai começar e chega com novidades. A CBF promoveu uma série de medidas com o intuito de tornar os jogos mais dinâmicos e inclusivos. A competição começa neste fim de semana com seis partidas no sábado (29), três no domingo (30) e o complemento da rodada na segunda-feira (31) com o confronto restante.
Em 2025, a CBF trará novidades para tornar o jogo mais dinâmico. Entre elas, o sistema de bolas múltiplas, já utilizado no Paulistão deste ano. Com isso, 14 bolas serão colocadas em 14 cones espalhados à beira do campo, além de duas próximas à linha de fundo de ambos os lados. Assim, os gandulas devem colocar a bola que sai de jogo com rapidez no suporte que ficar vazio.
O intuito do sistema de bolas múltiplas é combater a cera. O protocolo estabelece que os gandulas não podem mais entregar a bola diretamente aos jogadores, mas se estiverem com a bola nas mãos e um jogador vier buscá-la, não há nenhum desrespeito à regra. Aliás, o combate à cera prevê punições aos goleiros que ficarem mais de 8 segundos com a bola na mão e mais rigor nas simulações.
Já outras medidas como o "papel de capitão", que já estava sendo utilizado desde o ano passado, vão permanecer em 2025. A CBF adotará a diretriz em que apenas o capitão de cada equipe tem permissão de reclamar com o árbitro sobre as decisões em campo durante o jogo. Já os demais jogadores estão sujeitos à punição com cartão amarelo.
A CBF também promete reforçar o rigor na luta contra o racismo. Por isso, nesta edição o Brasileirão vai adotar Protocolo Global de Combate ao Racismo implementado pela Fifa. Por meio do gesto de cruzar os braços em forma de X, árbitros, jogadores ou oficiais da competição podem sinalizar para denunciar um ato de cunho racista.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.