Filipe Luís aplaude os torcedores do Flamengo no BarradãoGilvan de Souza / Flamengo

Salvador - Filipe Luís analisou o triunfo do Flamengo sobre o Vitória por 2 a 1 no Barradão, neste domingo (6), pelo Campeonato Brasileiro. O técnico pontuou que o time precisa ser "mais determinante" na área do adversário, mas fez questão de valorizar o esforço do grupo. Isso porque o Rubro-Negro encarou o Vitória pouco depois de fazer longa viagem para a Venezuela, onde estreou na Libertadores.
"Vitória muito importante, muito difícil, num campo muito difícil, contra um time muito bem treinado. (O Vitória) Optou por colocar os 11 jogadores no próprio campo para tentar defender. Campo é um pouco pesado. Nos dificultou, talvez, a chegada na área. O time conseguiu fazer boas chances de gol no primeiro tempo, mas precisamos melhorar alguns detalhes do jogo com bola, porque queremos que o time seja mais determinante na frente, nessa zona final do campo", analisou Filipe Luís.
"Estamos criando e tendo oportunidades, mas precisamos ser mais determinantes na área do adversário. Descreveria essa vitória como heroica por parte dos meus jogadores. Quem viajou para Venezuela sabe o quanto foi difícil. Uma vitória heroica e que eu dou muito valor. Não é fácil ganhar aqui. O Vitória está muito bem treinado. Temos que valorizar o esforço que os jogadores fizeram", completou.
O Flamengo abriu o placar no segundo tempo, com Arrascaeta. O Rubro-Negro parecia ter o jogo sob controle, mas viu Wellington Rato empatar num chute que desviou na marcação. Apesar do susto, o Fla retomou a vantagem com gol de Bruno Henrique, já nos minutos finais.
"Cada jogo é um guia de onde nossa equipe deve ser corrigida e onde devemos evoluir e os pontos a trabalhar. Os jogos vão dando pistas para a gente. O jogo da Venezuela foi atípico, e sempre que o time não performa ou se as coisas não fluem é o treinador. Se o time não performou na Venezuela, foi culpa do treinador. Por mais que tenha viagem no meio, eu poderia ter feito algo melhor. Hoje fizemos coisas muito boas", explicou o treinador.
"O Vitória não chegou nem perto de tirar a bola da gente no primeiro tempo. Controlamos bem os contra-ataques, tivemos várias chances de gol, mas tem coisas a melhorar. Por exemplo, a velocidade de circulação de bola foi lenta. São vários detalhes que podemos aprimorar nos próximos dias", completou.
Ele também foi questionado sobre uma possível presença de Pedro no próximo compromisso do Flamengo. O Rubro-Negro volta a campo nesta quarta-feira (9), para enfrentar o Central Córdoba (ARG), a partir das 21h30. A partida é válida pela segunda rodada do Grupo C da Libertadores.
"Vamos ver. Tenho que falar com o doutor, mas acho que falta pouco", disse Filipe Luís.