Paraguai - O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, propôs a realização da Copa do Mundo de 2030, que celebra o centenário do torneio, com 64 seleções. Ele justificou a ideia durante o 80° Congresso Ordinário da entidade, nesta quinta-feira (10).
"Estamos convencidos que a celebração do centenário será algo único, porque uma só uma vez se completam 100 anos. E porque estamos propondo, por uma única vez, realizar esse aniversário com 64 seleções, em três continentes ao mesmo tempo, para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência de um Mundial e para que ninguém deste planeta fique fora desta festa", disse Alejandro Domínguez.
Em março deste ano, o "The New York Times" revelou que a Fifa estuda uma expansão pontual para marcar os 100 anos do torneio. De acordo com a reportagem, a sugestão de ampliar o número de seleções foi levantada em uma reunião da entidade e balançou o presidente Gianni Infantino, que achou a ideia interessante.
A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes diferentes. Os três primeiros jogos do torneio acontecerão em Argentina, Paraguai e Uruguai. As outras partidas vão ser realizadas na Espanha, em Portugal e no Marrocos.
Cabe recordar que a próxima edição da Copa, em 2026, já contará com ampliação no número de seleções. Antes com 32 países, o torneio do ano que vem terá 48 equipes na disputa. Esta edição da competição será sediada nos Estados Unidos, no México e no Canadá.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.