Papa Francisco com Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBFDivulgação / CBF

Rio - Primeiro latino-americano a ocupar o cargo mais importante da Igreja Católica, o Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A CBF emitiu nota lamentando a morte do pontífice declarando luto de uma semana, além de minuto de silêncio nos jogos organizados pela entidade.
"A CBF lamenta profundamente a morte do papa Francisco (...) O presidente Ednaldo Rodrigues decreta luto de uma semana, além de minuto de silêncio em todas as partidas organizadas pela entidade. Francisco gostava de futebol. Ele era era torcedor do San Lorenzo, da Argentina", publicou a entidade.
Além de torcedor do San Lorenzo, Francisco tinha uma forte conexão com o esporte, principalmente com o futebol. O pontífice acreditava que o esporte tinha o poder de transformar vidas, inspirar os jovens e levar mensagens de paz a diferentes povos.
Nascido na Argentina em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi criado no bairro de Flores e era apaixonado pelo San Lorenzo. A relação com o clube surgiu por causa do seu pai, Mario Giuseppe, que era italiano e mudou-se para a Argentina para jogar basquete no clube.
Jorge Mario Bergogli, conhecido como Papa Francisco, assumiu o cargo após a renúncia de Bento XVI em 2013 e foi o papa número 266. Ele permaneceu no cargo de líder da Igreja Católica por 12 anos. Nos últimos anos, o pontífice sofreu com problemas de saúde.