Papa Francisco era conhecido pela bondadeAFP

Rio - Primeiro latino-americano a ocupar o cargo mais importante da Igreja Católica, Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Torcedor do San Lorenzo, da Argentina, o pontífice tinha uma forte conexão com o futebol e acreditava que o esporte tinha o poder de transformar vidas, inspirar os jovens e levar mensagens de paz a diferentes povos. Os clubes brasileiros lamentaram a morte.
Ao longo dos quase 12 anos de papado, Francisco recebeu inúmeras visitas de clubes e jogadores de futebol. A seleção argentina, por exemplo, fez encontros antes de todas as Copas do Mundo desde 2014. No mesmo ano, foram vices, no Brasil. Já em 2022, conquistaram o título mundial, no Catar. Em 2019, apoiou a criação do primeiro time feminino de futebol do Vaticano para ampliar o espaço das mulheres no esporte.
Jorge Mario Bergogli, conhecido como Papa Francisco, assumiu o cargo após a renúncia de Bento XVI em 2013 e foi o papa número 266. Ele escolheu o nome do seu novo título em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pobres, e permaneceu no cargo de líder da Igreja Católica por 12 anos. Nos últimos anos, o pontífice sofreu com problemas de saúde.

Veja a publicação dos clubes brasileiros: