Italo Ferreira, que venceu a etapa de Abu Dhabi de 2025, planeja se aposentar após os Jogos Olímpicos de 2028Fadel Senna / AFP

Rio - Único surfista brasileiro campeão olímpico e mundial, Italo Ferreira já pensa na aposentadoria. O potiguar, de 31 anos, planeja encerrar a carreira após os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. Em entrevista ao programa "Hello LA", o atleta revelou o sonho de aposentar com uma medalha de ouro.
"Sem dúvida esse é o meu maior objetivo, conseguir mais uma medalha de ouro para finalizar a minha trajetória nesse esporte e no circuito. É algo grandioso, eu sei que tenho muito trabalho, até lá ainda quero ser campeão do mundo algumas vezes", disse Italo Ferreira, que está na briga pelo título em 2025.
Campeão mundial em 2019, Italo Ferreira conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2021. No ano passado, não esteve presente nos Jogos de Paris, já que o Brasil foi representado por Filipe Toledo, João Chianca e Gabriel Medina. Porém, o potiguar tem o objetivo de retornar a competição em 2028.
"A próxima Olimpíada é o meu maior objetivo. Seria uma honra encerrar a carreira com mais uma medalha de ouro e alguns títulos a mais na bagagem. Depois é só aproveitar a outra parte da vida porque eu faço isso desde os 8 anos de idade. Então tem um momento que você realmente quer aproveitar toda a estrutura que você construiu durante esse período e aproveitar o outro lado da vida", completou.
Atualmente, Italo Ferreira ocupa o quarto lugar do Circuito Mundial de Surfe. O potiguar venceu a etapa de Abu Dhabi e ficou em segundo lugar na etapa de Peniche, em Portugal. Ele está atrás do sul-africano Jordy Smith, do compatriota Yago Dora, que venceu duas etapas na temporada, além do japonês Kanoa Igarashi, que perdeu a final olímpica para o brasileiro em 2021.