Jogadores do Botafogo celebraram bastante a vitória histórica contra o PSGVitor Silva / Botafogo
Sucesso dos brasileiros é destaque na fase de grupos do Mundial de Clubes
Flamengo já está garantido nas oitavas como cabeça de chave, enquanto Botafogo, Fluminense e Palmeiras estão com vagas encaminhadas
Rio - O sucesso do futebol brasileiro foi o grande destaque da fase de grupos do Mundial de Clubes nas duas primeiras rodadas. Único país com quatro representantes, o Brasil tem o melhor desempenho entre países na competição com 83,33%. O Flamengo já está garantido nas oitavas como cabeça de chave, enquanto Botafogo, Fluminense e Palmeiras chegam na última rodada na liderança de seus grupos.
Em oito jogos disputados, o Brasil soma seis vitórias e dois empates no Mundial de Clubes. O desempenho surpreende ainda mais nos embates contra times europeus, com duas vitórias e dois empates em quatro jogos — com direito a vitória do Botafogo sobre o PSG, atual campeão europeu, por 1 a 0. O país está empatado em aproveitamento com Alemanha e Itália, mas tem o dobro de partidas disputadas.
A festa das torcidas também foi destaque. Torcedores de Palmeiras e Fluminense, que ficaram concentrados em Nova Iorque, fizeram grande festa na Times Square. Já a torcida do Flamengo lotou o Lincoln Financial Field, na Filadélfia, contra o Chelsea, assim como a torcida do Botafogo fez no Rose Bowl, em Pasadena, diante do PSG.
O Botafogo tem a melhor média de público entre os brasileiros, com 41.925 mil por jogo. O Alvinegro é seguido de perto pelo Palmeiras (40.727 mil) e o Flamengo (40.208 mil). O Rubro-Negro, aliás, registrou o melhor público dos clubes brasileiros na competição (54.619 mil diante do Chelsea) após registrar o menor índice diante do Espérance (25.797 mil) O Fluminense, por sua vez, tem média de 32.028 mil.
Já classificado às oitavas de final como cabeça de chave, o Flamengo cumpre tabela na última rodada. Já Botafogo, Fluminense e Palmeiras chegam na última rodada na liderança dos seus grupos e em boas condições para confirmar a vaga na próxima fase. Já os outros três podem até empatar para garantir a vaga. O Tricolor, no entanto, pode perder a liderança em caso de empate.
Botafogo e Palmeiras podem definir a classificação nesta segunda-feira (23). O Alvinegro enfrenta o Atlético de Madrid, da Espanha, às 16h (de Brasília), no Rose Bowl, em Pasadena, enquanto o Alviverde encara o Inter Miami, dos Estados Unidos, às 22h, no Hard Rock, em Miami. Já o Fluminense decide a vaga contra o Mamelodi Sundowns, na quarta-feira (25), às 16h, também no Hard Rock, em Miami.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.