Comemoração dos jogadores do Monterrey na partida contra o Urawa RedsFrederic J. Brown / AFP

Estados Unidos - Na noite desta quarta-feira (25), o Monterrey venceu o Urawa Reds por 4 a  0 no Rose Bowl, em Los Angeles, pela última rodada do Grupo E, e garantiu vaga nas oitavas do Mundial de Clubes. Deossa, Berterame (2) e Corona fizeram os gols do time mexicano, que encara o Borussia Dortmund na próxima fase.
A partida entre Monterrey e o time alemão acontecerá na próxima terça-feira (1º), às 22h (de Brasília), no Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta. 

O jogo

As duas equipes fizeram um bom primeiro tempo no Rose Bowl, mas a qualidade do Monterrey nas finalizações foi o ponto de desequilíbrio. O primeiro gol veio aos 30 minutos, quando Nelson Deossa soltou uma bomba do "meio da rua". A bola pegou efeito, enganou o goleiro Nishikawa e entrou.
Os mexicanos aproveitaram o bom momento para ampliar a vantagem e encaminhar a vitória. Aos 34, Berterame foi acionado pelo lado esquerdo, invadiu a área e chutou rasteiro no canto esquerdo de Nishikawa, que se esticou todo, mas não conseguiu evitar o gol.
Pouco depois, aos 38, o Monterrey fez o terceiro. Jesús Corona recebeu a bola no circulo central, avançou e não viu a marcação apertar. Ele aproveitou a liberdade e acertou um chutaço para balançar as redes.
A etapa complementar foi de jogo aberto, mas bola na rede só no fim. Nos acréscimos, o brasileiro Thiago Santana chegou a balançar as redes, mas o árbitro anulou o lance após revisão no VAR por impedimento de outro atleta.
No último lance do jogo, aos 52, o Monterrey fechou a conta. De la Rosa foi acionado pelo lado esquerdo e fez o cruzamento rasteiro. A bola desviou no zagueiro, mas Berterame apareceu para finalizar de carrinho e fazer o quarto dos mexicanos.