Fluminense garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial de ClubesMarcelo Gonçalves/Fluminense FC
Desempenho dos brasileiros no Mundial explica hegemonia no futebol sul-americano
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras vão às oitavas, enquanto argentinos ficaram pelo caminho na fase de grupos
Rio - O Fluminense foi o último brasileiro a garantir vaga nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Após o empate sem gols com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, o Tricolor se classificou para a próxima fase e se juntou ao Botafogo, Flamengo e Palmeiras. Com isso, o Brasil terá todos os quatro representantes na próxima fase e justificou sua hegemonia no futebol sul-americano.
Dos seis representantes do futebol sul-americano no Mundial de Clubes, apenas os quatro times brasileiros garantiram vaga nas oitavas de final. Os argentinos Boca Juniors e River Plate, que receberam um forte apoio da torcida nas três rodadas, não conseguiram passar da fase de grupos. A situação mostra a força do futebol brasileiro diante dos rivais da América do Sul.
Não é por acaso que o país conquistou as últimas seis edições da Libertadores — algo inédito na história da competição. Em razão dos títulos continentais de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, o Brasil foi o único país com mais de dois representantes no Mundial, o que chamou a atenção. Dentro de campo, o desempenho faz jus ao domínio no continente.
O desempenho dos brasileiros dentro de campo impressionou. Em 12 jogos disputados, foram seis vitórias, cinco empates e uma derrota, com direito a vitórias do Botafogo sobre o PSG e do Flamengo diante do Chelsea. Além disso, Palmeiras e Fluminense dominaram Porto e Borussia Dortmund, respectivamente, na fase de grupos.
Por outro lado, os argentinos fizeram jogos duros, mas mostraram limitações. O Boca Juniors, por exemplo, deu trabalho aos dois europeus, mas deixou escapar uma vitória diante do Benfica após abrir 2 a 0 e ficar com um a mais. Depois, fez um jogo duro contra o Bayern de Munique, mas deixou o empate escapar nos minutos finais e perdeu por 2 a 1. Para coroar a campanha, empatou com o Auckland, que sofreu 16 gols dos europeus.
Já o River Plate, por sua vez, venceu o Urawa Reds, do Japão, que perdeu todos os três jogos disputados na fase de grupos. Porém, passou dificuldades diante do Monterrey, do México, e empatou sem gols. Por fim, não conseguiu ameaçar a Inter de Milão, da Itália, e foi derrotado por 2 a 0, carimbando a eliminação na primeira fase da competição.
Além de ter quatro representantes nas oitavas de final, o Brasil já tem uma vaga garantida nas quartas. Botafogo e Palmeiras se enfrentam no sábado (28), às 13h (de Brasília), na Filadélfia, e o vencedor encara Chelsea ou Benfica na fase seguinte. Já o Flamengo, por sua vez, terá um desafio difícil diante do Bayern de Munique, no domingo (29), às 17h, em Miami, assim como o Fluminense contra a Inter de Milão, segunda-feira (30), às 16h, em Charlotte.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.