Milei durante o próprio show de rock em Buenos Aires na quarta-feira (22)Luis Robayo / AFP
Presidente da Argentina detona campanhas de Boca e River no Mundial: 'Fracasso'
Eliminados na fase de grupos, rivais foram alvo de críticas de Javier Milei
Argentina - O presidente da Argentina, Javier Milei, nesta última quarta-feira (25), detonou as eliminações na primeira fase de Boca Juniors e River Plate no Mundial de Clubes. Em postagem nas redes sociais, Milei citou o desempenho do quarteto brasileiro para criticar a gestão do presidente da Federação Argentina (AFA), Claudio Tapia.
"Nem River, nem Boca Juniors. Nenhum argentino no Mundial de Clubes. O Brasil foi com quatro times, todos os quatro avançaram. Até quando vamos apontar o fracasso do modelo Chiqui Tapia?", escreveu o presidente.
Com ideias liberais e de privatização, Javier Milei trava uma disputa com "Chiqui" Tapia sobre a implementação das SADs , equivalente às SAFs no Brasil. Para ele, o advento das sociedades anônimas seria benéfico para o futebol argentino, pois traria investimentos privados aos clubes.
"Um campeonato fraco, com 30 equipes, sem competitividade, sem SADs, sem incentivos. Não está à altura do tremendo público argentino que lota estádios ao redor do mundo", complementou.
Sem rebaixados em 2024, o Campeonato Argentino tem 30 times que disputam uma fase de pontos corridos. Depois, os oito melhores se enfrentam em um mata-mata, com dois turnos diferentes, o Apertura e o Clausura. Com uma premiação de 500 mil dólares (cerca de R$ 2,8 milhões), a elite do futebol argentino paga menos que o Campeonato Paulista, por exemplo.
A ideia das SADs enfrenta resistência entre os dirigentes. Com uma cultura forte de clubes associativos, a ideia de privatização não é vista com bons olhos pela sociedade argentina.
Reeleito em outubro de 2024 como presidente da AFA de forma unânime, "Chiqui" Tapia frustrou novamente os plano de Milei, que insiste na ideia desde de o início do seu mandato, em dezembro de 2023.
Em terceiro nos seus respectivos grupos, mesmo com grande apoio das torcidas, Boca e River não conseguiram desempenhar bem no Mundial de Clubes.
Devido ao empate cedido nos minutos finais ao Benfica, na estreia, e à derrota para o Bayern de Munique, na segunda rodada, o Boca Juniors chegou ao jogo oontra o Auckland City não dependendo de si para passar. Entretanto, o empate por 1 a 1 com o time misto do clube neozelandês e semiproffisonal deixou uma sensação amarga.
O River Plate, por outro lado, venceu o Urawa Reds por 3 a 1, mas com o empate por 0 a 0 com o Monterrey, na segunda rodada, e a derrota por 2 a 0 para Inter de Milão, os milionários se despediram de maneira precoce do torneio, com quatro pontos.
Citados por Milei, os quatro brasileiros estão nas oitavas de final. Botafogo e Palmeiras se enfrentam, neste sábado (28), às 13h (de Brasília). O Flamengo terá pela frente o Bayern de Munique, no domingo (29), às 17h. Já o Fluminense, na segunda (30), pega a Inter de Milão, às 16h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.