Momento em que Salem Al-Dawsari abre o placar para o Al-Hilal, no Geodis ParkDivulgação / Al-Hilal

Estados Unidos - Com gols de Salem Al-Dawsari e Marcos Leonardo, o Al-Hilal venceu o Pachuca (MEX) por 2 a 0 e garantiu vaga nas oitavas de final no Mundial de Clubes, nesta quinta-feira (26), no Geodis Park, em Nashville. O time saudita enfrentará o Manchester City no mata-mata. 
A equipe de Simone Inzaghi ficou na segunda posição no Grupo H, com cinco pontos. O líder da chave foi o Real Madrid, que bateu o RB Salzburg por 3 a 0, no Lincoln Financial Field

O jogo

Al-Hilal e Pachuca começaram no ataque, em Nashville. O técnico Simone Inzaghi gesticulou desde os primeiros minutos exigindo agressividade da equipe árabe. Os mexicanos não se intimidaram e, mesmo desclassificados, buscavam os primeiros pontos na competição.

Aos poucos, a necessidade da vitória colocou o Al-Hilal no campo de ataque, mas a bem postada defesa do Pachuca conseguia evitar as tentativas árabes.

Mas aos 20 minutos, em jogada individual, o ex-corintiano Malcom tentou encontrar o ângulo superior esquerdo do goleiro Jurado, mas errou. Na sequência, em linda jogada de todo o ataque, Salem Al-Dawsari mostrou categoria para encobrir Jurado e abrir o placar.

Apesar da vantagem, o Al-Hilal seguiu no ataque, com boas tabelas e sempre tentando a infiltração na recuada defesa mexicana. Uma boa opção era pelo lado esquerdo com o brasileiro Renan Lodi.

Nos últimos minutos da primeira etapa, o cansaço foi acusado pelo time árabe, dando confiança para o Pachuca retornar ao campo de ataque, mas, sem objetividade, não conseguiu criar oportunidades de gol.

O Pachuca veio para o segundo tempo com a intenção de levar o Al-Hilal também para o grupo dos eliminados. Rondón, aos dez minutos, fez Bono fazer boa defesa em uma das raras chances criadas pelos mexicanos.

O jogo ficou bem disputado, mas o nível técnico caiu na metade da etapa final. O Pachuca 'alugou' o meio de campo, mas não tinha talento para buscar o empate. O Al-Hilal não teve vergonha de ficar 'fechado' e explorar raros contra-ataques.

Aos 35, os torcedores sauditas perderam o fôlego ao verem a bola ficar pingando na área do Al-Hilal até que o goleiro Bono conseguiu fazer a defesa. A resposta saudita foi na sequência e a zaga mexicana tirou a bola em cima da linha, após lindo toque do também brasileiro Marcos Leonardo.

O jogo ficou aberto e nervoso. Um gol do Pachuca tirava o Al-Hilal das oitavas. As duas equipes tiveram grandes chances de marcar, mas a vitória ficou mesmo com o classificado time da Arábia Saudita, que ainda fez o segundo gol, com Marcos Leonardo, nos acréscimos.

Agenda

Nas oitavas de final, o Al-Hilal enfrentará o Manchester City, segunda-feira (30), às 22h (de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida. Quem passar terá pela frente Fluminense ou Inter de Milão.