Entrevista coletiva da presidente do Palmeiras, Leila PereiraCesar Greco/Palmeiras/by Canon

São Paulo - Leila Pereira reforçou seu entendimento de que o Palmeiras é campeão mundial com a conquista da Copa Rio de 1951. Em entrevista ao jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", na última quinta-feira (26), a presidente alviverde afirmou que negar o título é "não conhecer a história do futebol".
"A história não pode ser apagada. Para nós, e para todos que conhecem a história do futebol, o Palmeiras é, sim, campeão mundial", disse Leila. 
O torneio do Palmeiras não é considerado pela Fifa como Mundial. O clube busca a oficialização da entidade e utiliza uma estrela vermelha em homenagem ao feito. 
"A estrela representa o orgulho da nossa história, e o fato de termos sido pioneiros, que colocaram o nome do futebol brasileiro no topo do mundo", comentou a presidente.
Recentemente, a Fifa equiparou a Copa Rio de 1951 com os Torneios Intercontinentais realizados a partir de 1960. Em PDF enviado aos clubes participantes, a entidade tratou todas essas competições igualmente, o que repercutiu negativamente e reacendeu a polêmica. Horas depois, o documento foi retirado do ar.

Pioneira

Organizado pela Confederação Brasileira dos Desportos (CBD), organizadora do futebol antes da CBF, a Copa Rio de 1951 foi composta por oito times divididos em dois grupos. O Grupo Rio era formado por Vasco da Gama, Áustria Viena, Nacional do Uruguai e Sporting de Portugal e o Grupo São Paulo com Palmeiras, Juventus, da Itália, o francês Nice e Estrela Vermelha, da Sérvia.
Foi idealizada para resgatar o interesse do brasileiro com o futebol, que estava machucado pelo "Maracanazo", quando a seleção brasileira perdeu para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 . A vitória do Verdão sob a Juventus, pelo agregado de 3 a 2, foi comemorada pelos jornais da época como uma conquista mundial.
Em 2014, o Comitê Executivo da Fifa considerou a competição como a primeira em nível mundial. Desde então, o Palmeiras busca a oficialização do título ao mesmo nível da Copa Intercontinental ocorrida até 2004.