Seis jogos do Mundial de Clubes foram paralisados por causa do alerta de clima severoReprodução / Cazé TV

Rio - A Fifa já trabalha em busca de alternativas para evitar paralisações nos jogos da Copa do Mundo de 2026 por causa do clima nos Estados Unidos. No Mundial de Clubes, seis partidas foram afetadas com o "alerta de clima severo", e isso levantou questionamentos sobre a situação na competição do ano que vem.
A paralisação de jogos por causa do alerta de clima severo trata-se de um cumprimento de uma regra vigente nos Estados Unidos. Ela é respeitada em jogos da NFL, a liga de futebol americano, MLS, a liga de futebol, além de grandes shows no país.
A Fifa não acredita que vá mudar uma política do país por causa da Copa do Mundo e nem espera mudança de postura por parte das autoridades dos Estados Unidos. Porém, vai debater como contornar o caso. Uma das possibilidades é a mudança para um horário com menos riscos nas regiões mais afetadas.
O alerta de clima severo existe por segurança pública. As tempestades com raios são mais frequentes no lado leste dos Estados Unidos durante o verão, mesma época do Mundial de Clubes e da Copa do Mundo de 2026.
Além disso, apenas um dos cinco estádios que passaram por paralisação no Mundial estará presente na Copa do Mundo de 2026: o MetLife Stadium, em Nova Jérsei. A competição terá sede tripla, com jogos também no Canadá e México.