O Chelsea sagrou-se o primeiro campeão do novo formato do Mundial de Clubes ao vencer o PSG por 3 a 0 e, de quebra, derrubou as previsões de quatro inteligências artificiais feitas antes do torneio. Antes do torneio começar nos Estados Unidos, a reportagem de O Dia perguntou a ChatGPT (da OpenAI), Gemini (do Google), Copilot (da Microsoft) e a chinesa Deepseek quem seriam os finalistas e quem levantaria o troféu. E todas erraram.
Quem chegou mais perto de um acerto foi o Gemini, único a apontar o PSG como finalista, apesar de errar o adversário. O Manchester City, aliás, foi a aposta do modelo do Google como favorito a ser o campeão, assim como do ChatGPT.
O Copilot foi um das três IAs a prever Manchester City e Real Madrid decidindo o título. Entretanto, levantou a possibilidade de o PSG ter chance de chegar, assim como o Bayern de Munique. Mas colocou o clube espanhol como o vencedor do torneio, assim como fez a Deepseek, e ainda apontou o Chelsea como decepção.
Confira se as inteligências artificiais acertaram outras previsões
As quatro IAs também foram perguntadas sobre times que seriam surpresas e decepções, assim como jogos com potenciais para zebras.
ChatGPT não confiou no PSG e acerta sobre Al-Hilal
- Apontou o Pachuca como surpresa do Mundial e errou feio, já que o time mexicano não pontuou e foi o último do grupo. Mas acertou ao colocar o Al-Hilal como opção de zebra, pois empatou com Real Madrid (1 x 1) e eliminou o City na prorrogação (4 x 3).
- Também foi mal ao citar o PSG como candidato a decepção.
- Já nas partidas que poderiam ter surpresas, quase acerta Palmeiras 0 x 0 Porto e Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund; Mas comete grande erro em Bayern de Munique 10 x 0 Auckland City e passa longe em River Plate 3x1 Urawa Red Diamonds.
Deepseek acerta sobre o Botafogo e erra sobre Fluminense
- Foi bem ao dizer que o Botafogo poderia surpreender, apesar de ter apostado em campanha até as quartas (caiu nas oitavas).
- Só que mandou mal ao apontar o Fluminense como decepção do torneio.
- Em relação aos jogos com maior chance de 'zebra': citou empate entre Mamelodi Sundowns e Fluminense (0 x 0) e passou perto em Inter de Milão 2x1 Urawa, já que o time italiano só empatou aos 33 do segundo tempo e virou nos acréscimos. Errou o jogo Seattle Sounders 1x3 Atlético de Madrid.
Gemini avaliou que Real Madrid poderia decepcionar
- Se deu mal ao apostar no River Plate como surpresa.
- E citou o Real Madrid com mais chances de decepcionar, o que não está inteiramente errado, já que fez campanha irregular, com tropeço no Al-Hilal e a goleada sofrida na semifinal para o PSG (0 x 4).
- Bateu na trave ao considerar que o Boca Juniors surpreenderia o Benfica e venceria. O jogo terminou empatado depois do time argentino abrir dois gols de vantagem (2 x 2).
Copilot viu Fluminense bem e Chelsea mal
- Acertou em cheio ao colocar o Fluminense como possível grande surpresa.
- Por outro lado, errou na previsão de que o Inter Miami seria uma decepção (chegou às oitavas). E ficou ainda pior ao citar o Chelsea também.
- Teve três acertos parciais nos jogos que poderiam ter surpresas, já que Palmeiras x Porto, Fluminense x Borussia Dortmund e Al-Hilal x Real Madrid terminaram empatados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.