Lamine Yamal é jogador do BarcelonaAFP
Lamine Yamal é acusado de contratar pessoas com nanismo para entreter festa
Associação afirmou que tomará 'medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência'
O atacante Lamine Yamal, do Barcelona, foi acusado de contratar pessoas com nanismo como parte do entretenimento de sua festa de 18 anos. A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), que é uma organização membro da Confederação Espanhola de Pessoas com Deficiência Física e Orgânica (COCEMFE), fez a denuncia.
"A Associação anuncia que tomará medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que essas ações violam não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que busca ser igualitária e respeitosa", diz um trecho da nota.
A ADEE cita que a Lei Geral dos Direitos da Pessoa com Deficiência proíbe tais práticas. A presidente da Associação, Carolina Puente, também se manifestou sobre o tema.
"É inaceitável que, em pleno século XXI, pessoas com nanismo continuem sendo usadas como entretenimento em festas privadas, e a situação é ainda mais grave quando esses incidentes envolvem figuras públicas como Lamine Yamal. A dignidade e os direitos da nossa comunidade não são entretenimento para ninguém, em nenhuma circunstância", disse ela.
"Quando uma pessoa com influência social participa desse tipo de situação, o dano é ainda maior, pois transmite à sociedade — especialmente aos jovens — que a discriminação é aceitável. Precisamos erradicar a objetificação da diferença e educar as pessoas para o respeito e a equidade", completou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.