O Benfica anuncia o "Benfica District", que conta com ampliação do Estádio da Luz e modernizações dos arredoresDivulgação / SL Benfica

Portugal - O Benfica anunciou, nesta terça-feira (22), uma transformação completa do Estádio da Luz e arredores. Intitulado de "Benfica District", o clube português pretende expandir sua casa para 80 mil lugares e construir espaços multiusos, como um pavilhão de capacidade de 10 mil. Com um orçamento de 220 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão), as obras estão previstas para terminar em 2030, ano em que Portugal será uma das sedes da Copa do Mundo.
Em anúncio, o presidente Rui Costa afirmou que o projeto tem como um objetivo de projetar o Benfica como um grande referência desportiva. Além disso, ele relatou que é um plano para "experienciar o clube e para acolher quem quer viver o que é ser parte da Chama Imensa, do maior de Portugal".
"Este é um projeto ambicioso e estratégico, a pensar nos sócios, nos adeptos e no Clube, que pretendemos começar a concretizar de imediato, para criar melhores condições no estádio, para as modalidades, para projetar o Benfica ainda mais no país e no mundo como a grande referência desportiva de Portugal e a tempo de estar concluído para as grandes competições internacionais que o país vai acolher", comentou o presidente.
O Estádio da Luz terá toda a fachada coberta de painéis de LEDs. A área ao redor terá dois ginásios cobertos para as modalidades de futsal, vôlei, handebol e basquete. Além de um teatro, lojas, um hotel e até residências.
Outros detalhes serão anunciados para os sócios na quarta-feira (23), para depois haver uma assembleia geral para aprovar o projeto. Com a gestão de Rui Costa sob críticas, o projeto só será licenciado em novembro, após as eleições do clube previstas para outubro. O atual presidente se candidatou para reeleição, mas terá mais quatro concorrentes até então.
O CFO dos Encarnados, Nuno Catarino defende que o projeto será autossustentável e não atrapalhará a capacidade do time de competir. Maior campeão português, o Benfica só ganhou um dos últimos seis campeonatos.
Com as obras marcadas para iniciar em junho de 2027, o diretor sênior e arquiteto do projeto, Tom Jones afirma que a obra será "um catalisador para o seu futuro, vibrante e liderante pelas experiências que acolhe e proporciona aos sócios, aos adeptos e aos visitantes do Benfica District, portugueses e estrangeiros".