Guardiola é o técnico do Manchester City desde 2016AFP
Guardiola pretende interromper carreira após encerrar contrato com Manchester City
Treinador espanhol tem vínculo com clube inglês até junho de 2027
Rio - Um dos maiores treinadores da história do futebol, Pep Guardiola planeja interromper a carreira após encerrar o contrato com o Manchester City, da Inglaterra. No clube inglês desde 2016, o treinador espanhol tem vínculo até junho de 2027, quando pretende dar uma pausa por tempo indeterminado e focar mais na sua vida pessoal.
"Sei que depois desse tempo no (Manchester) City vou parar, isso é certo, está decidido, mais do que decidido. Não sei por quanto tempo vou parar, um ano, dois anos, três anos, cinco, 10, 15, não sei . Mas com certeza vou parar depois desse tempo no City, porque preciso parar e focar em mim, no meu corpo", disse Guardiola em entrevista à GQ Hype, da Espanha.
Guardiola, de 54 anos, iniciou a carreira em 2008, no Barcelona. No clube espanhol, foram quatro anos de muito sucesso, com três títulos do Campeonato Espanhol e duas Ligas dos Campeões. Em 2013, acertou com o Bayern de Munique, onde obteve sucesso nacional, mas não alcançou o principal objetivo do clube alemão, que era conquistar a Liga dos Campeões.
Desde 2016, Guardiola está no comando do Manchester City. O treinador espanhol conquistou seis títulos do Campeonato Inglês, quatro Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra, três Supercopas da Inglaterra, além da Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes de 2023 — com a vitória por 4 a 0 sobre o Fluminense na decisão.
Em 2024, Guardiola teve o contrato renovado por mais três temporadas. Porém, após anos de sucesso, o Manchester City amargou a sua primeira temporada sem títulos sob o comando do treinador espanhol. Em 2025/26, ele tenta recolocar o clube inglês nos trilhos, mas terá muito trabalho para reorganizar após algumas mudanças no elenco.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.