Thomas Müller deixou o Bayern de Munique em junho deste anoDylan Buell / Getty Images via AFP

Após deixar o Bayern de Munique em junho, Thomas Müller acertou com um novo clube. Trata-se do Vancouver Whitecaps, do Canadá, que disputa a Major League Soccer (MLS). Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o contrato será válido por duas temporadas. 
A negociação se arrastou por alguns dias devido a um impasse peculiar. O clube canadense precisava se acertar com o Cincinnati, que possuía os "direitos de descoberta" do atacante. A regra funciona como uma espécie de preferência para uma franquia contratar algum atleta do exterior.
Essa prioridade acontece quando um time registra um jogador em sua lista de descoberta - o limite é de sete nomes. Feito isso, está registrada a intenção de admição. 
Porém, isso não impede que outros clubes possam negociar com atleta em questão. E esse foi o caso de Müller. O Vancouver precisou pagar 400 mil dólares (R$ 2,2 milhões) para adquirir seus direitos, através de um mecanismo chamado "dinheiro de alocação geral". 
A estrutura consiste em uma quantia que as franquias recebem da MLS para ajudar a equilibrar os salários dos jogadores dentro do teto salarial da liga, evitando um desequilíbrio financeiro e técnico entre as equipes.
Será a primeira experiência de Müller fora do Bayern de Munique. Pelo clube alemão, disputou 756 jogos, fez 250 gols e distribuiu 223 assistências. Além disso, conquistou 13 Campeonatos Alemães; seis Copas da Alemanha; duas Ligas dos Campeões; dois Mundiais de Clubes; oito Supercopas da Alemanha; e duas Supercopas da Uefa