Vovô das Embaixadinhas do Maracanã morreu aos 98 anosReprodução

Rio - Figura histórica do Maracanã, Jankel Schor, carinhosamente conhecido como "Vovô das Embaixadinhas", morreu nesta quinta-feira (31), aos 98 anos. Ele não resistiu após sofrer complicações de uma infecção urinária.
Nos anos 2000, Schor, que era russo e se naturalizou brasileiro, ficou famoso com suas apresentações nos intervalos dos jogos disputados no Maracanã. Com camisa da seleção brasileira, chuteiras pretas e o corpo curvado, ele fazia embaixadinhas até os times retornarem para o segundo tempo e garantia nunca ter deixado a bola cair.
"Tenho saudade, é pena que estou velho (risos). Se eu fosse novo ainda estaria brincando lá. A bola nunca caiu. Quando eu estava fazendo exibição, eu dava a volta no gramado, chegava no meio de campo. Os jogadores passavam juntos, e eu fazendo embaixadinha. A minha história é muito bonita", declarou o Vovô ao site "ge", em 2021.
Jankel Schor teve a arquibancada do Maracanã lhe aplaudindo por mais de 10 anos, até o fechamento do estádio para a reforma da Copa do Mundo de 2014. Depois, voltou a se apresentar por lá pontualmente após alguns convites, mas seu palco principal virou a orla do Leblon, na Zona Sul do Rio, aos domingos e feriados.
Nas redes sociais, o Maracanã lamentou a morte do Vovô das Embaixadinhas, que marcou época na memória dos torcedores cariocas.
"Um ícone! Hoje nos despedimos de um nome estará eternamente na história na Casa do Inesquecível", escreveu.