Fred Vasseur é o chefe da FerrariDivulgação/Ferrari
Ferrari renova contrato com chefe de equipe e 'fecha portas' para ex-Red Bull
Novo vínculo de Fred Vasseur com a escuderia italiana será de 'vários anos'
Rio - A Ferrari anunciou nesta quinta-feira (31) a renovação do chefe de equipe, Fred Vasseur. O engenheiro francês, ainda sem vencer corridas na temporada 2025, vinha sendo alvo de rumores sobre uma possível saída da equipe. Em comunicado, o time italiano não revelou a duração do novo vínculo, mas ressaltou que se trata de um "contrato de vários anos".
A escuderia italiana alegou que a decisão é uma demonstração de "confiança na liderança de Fred". Trata-se do segunda movimento em favor do chefe da Ferrari nas últimas semanas. Após ser citado em reportagens da imprensa italiana, que apontaram um possível risco de demissão, o francês foi defendido publicamente pelo piloto Lewis Hamilton.
A Ferrari não vence uma corrida desde outubro do ano passado. Em 2025, venceu apenas uma sprint com Lewis Hamilton. Embora esteja em segundo lugar no mundial de construtores, atrás da McLaren, nem o heptacampeão e nem Charles Leclerc conseguiram desafiar os rivais Oscar Piastri e Lando Norris, do time britânico, neste ano.
"Hoje queremos reconhecer o que foi construído e nos comprometer com o que ainda precisa ser alcançado. Isso reflete nossa confiança na liderança de Fred — uma confiança enraizada em ambições compartilhadas, expectativas mútuas e responsabilidades claras. Seguimos em frente com determinação e foco, unidos em nossa busca pelo nível de desempenho que a Ferrari deve almejar", disse o presidente-executivo da Ferrari, Benedetto Vigna.
Fred Vasseur entrou na Ferrari como chefe de equipe no início de 2023. Ele foi chefe de Lewis Hamilton nas categorias de base do automobilismo nos anos 2000 e desempenhou um papel importante ao convencer o heptacampeão a deixar a Mercedes rumo à Ferrari para a atual temporada, em uma mudança que abalou a Fórmula 1.
Além da Ferrari, Fred Vasseur também trabalhou anteriormente com a Renault e a Sauber. Hamilton, que não sobe ao pódio em corrida principal desde que se juntou à equipe italiana, tem se reunido com executivos da Ferrari para pressionar por melhorias e ter voz no desenvolvimento do carro da equipe para 2026. O próximo ano traz mudanças radicais nos regulamentos, com uma reformulação geral dos motores.
"Sou grato pela confiança que a Ferrari continua depositando em mim. Esta renovação não é apenas uma confirmação. É um desafio para continuar progredindo, manter o foco e entregar resultados. Nos últimos 30 meses, estabelecemos bases sólidas e agora devemos construir sobre elas com consistência e determinação. Sabemos o que é esperado e estamos todos totalmente comprometidos em atender a essas expectativas e dar o próximo passo juntos", afirmou Vasseur.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.