Rio - Oito anos após sua fundação, o Maricá F.C. vive uma temporada para entrar na história. Em sua primeira participação na elite do Campeonato Carioca, o clube conseguiu se manter entre os grandes do estado. Na Série D do Brasileirão, foi além das expectativas e avançou para a fase de mata-mata. E na Copa Rio, segue firme nas fases decisivas. Mas, se depender da equipe, diretoria e comissão técnica, isso é apenas o começo.
“É um momento marcante com a camisa do Maricá F.C. Conseguimos a classificação logo no nosso primeiro ano de Série D, em um grupo muito equilibrado. Fomos consistentes: saímos apenas uma rodada do G4 ao longo das 14 rodadas e terminamos dois pontos à frente do quinto colocado”, afirma o técnico Reinaldo, ex-jogador e hoje comandante do time.
O treinador destaca que o desempenho não o surpreende. Mesmo em um grupo da Série D com gigantes do futebol brasileiro como a Portuguesa-SP, Reinaldo destaca que o trabalho realizado no dia a dia deu total confiança para atingir os objetivos.
“Para ser sincero, nada me surpreendeu. Conheço bem os jogadores, já vou para a minha terceira temporada aqui, e sei o que cada atleta pode entregar. O que me deixa feliz é ver a evolução do time a cada partida. Claro que tivemos um jogos ruins, mas isso é responsabilidade minha. Cabe a mim corrigir os erros”, analisa.
Além dos resultados, Reinaldo ressalta o peso de representar o estado na competição nacional. Com as eliminações de Boavista e Nova Iguaçu, o Maricá segue como o único clube do Rio de Janeiro que possui chances do acesso para a Série C.
“Ser o único time do Rio na Série D é um orgulho e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Vivemos um momento único. Levar o nome do Maricá F.C e do Rio para o cenário nacional é especial. Isso é mérito dos nossos atletas, que são os protagonistas, e da nossa torcida, que nos apoiou mesmo nos momentos difíceis. Essa união está trazendo frutos importantes”, ressalta Reinaldo.
Se dentro de campo a ambição é visível, fora dele o planejamento não fica atrás. Douglas Oliveira, diretor de futebol do clube desde sua fundação em 2018, garante que o Maricá está apenas no início de um projeto de longo prazo.
“Apesar de ser um clube relativamente novo, temos apenas oito anos de história, o Maricá F.C. vem em evolução crescente. Estamos na primeira divisão do Carioca e na luta pelo acesso à Série C do Brasileiro. Somos o único time do estado ainda na disputa. Hoje já contamos com uma boa estrutura de alojamento e treinamento. E vamos evoluir ainda mais. Nos próximos anos, projetamos a construção de um CT para o clube. A Prefeitura também irá construir um novo estádio na cidade. Apesar de ser um equipamento público, temos um acordo para mandarmos nossos jogos lá, o que será fundamental para um clube que em uma década planeja estar disputando a Série A do Brasileirão”, explica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.