Seleção feminina do Vietnã disputou Mundial Sub-21 com atleta que não comprovou ser mulherDivulgação / Volleyball World
Escândalo no vôlei feminino: federação exclui atleta que não comprovou ser mulher
Seleção vietnamita é punida pela escalação irregular e acaba eliminada do Mundial Sub-21
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) excluiu uma jogadora da seleção feminina sub-21 do Vietnã durante o Mundial da categoria, em Surabaya, na Indonésia. O motivo foi a constatação de que a atleta não atendia aos requisitos para disputar um torneio entre as mulheres, já que foi reprovada no teste de gênero após acusações dos times adversários de que havia homens na equipe.
"Em razão das preocupações levantadas sobre o fato de a Federação de Voleibol do Vietnã ter escalado uma jogadora inelegível, a FIVB conduziu uma investigação em conformidade com seus regulamentos. A investigação concluiu que a jogadora em questão era inelegível, de acordo com o Artigo 12.2 do Regulamento Disciplinar da FIVB 2023", disse a federação em comunicado.
Com a medida, todos as partidas em que a jogadora participou foram anuladas, o que derrubou o Vietnã da vice-liderança do Grupo A para a sexta posição. A equipe, que havia avançado às oitavas de final, acabou eliminada e disputará apenas os jogos para definir do 17º ao 24º lugar.
Campanha histórica interrompida
Antes da punição, a equipe asiática vinha em boa fase, com três vitórias sobre Indonésia, Sérvia e Canadá, e apenas uma derrota, para a Argentina. O último triunfo, sobre Porto Rico, foi o único mantido na tabela, já que a atleta em questão ficou fora por causa da suspeita que se confirmou.
A FIVB informou que o processo seguirá para análise de novas sanções, mas não revelou o nome da atleta. Outra integrante da delegação também teve que fazer o teste de gênero.
Entre as jogadoras que atuaram em todas as partidas, apenas a capitã e principal pontuadora, Dang Thi Hong, e a central Nguyen Phuong Quynh não entraram em quadra contra Porto Rico.
Declaração polêmica de técnica adversária
Na semana passada, a técnica da Sérvia, Marijana Boricic, fez uma provocação após perder para o Vietnã. Ela afirmou que sua equipe não se preparou para enfrentar adversárias com determinadas características físicas e sugeriu que deveriam ter treinado contra equipes masculinas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.