Câmara dos Deputados aprovou projeto de Lei de ex-presidente do Flamengo, o deputado Eduardo Bandeira de MelloKayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (13) o projeto de lei 3163/23 que torna obrigatório o voto não presencial nas eleições de clubes e outras organizações esportivas. A proposta, de autoria do deputado e ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), segue agora para análise no Senado.
Além da votação online, a medida, que altera a Lei Geral do Esporte, exige que o sistema utilizado seja seguro e imune a fraudes.
O texto aprovado mantém o princípio de que o voto remoto possa ampliar a participação de sócios em todo o país. Bandeira de Mello argumenta que a medida democratiza as decisões internas dos clubes.
"É muito desagradável você querer participar da eleição no seu clube e não poder porque não está na sede naquele momento", disse o deputado e ex-dirigente, em discurso postado pela Agência Câmara de Notícias.
A proposta, entretanto, não foi bem vista por todos os deputados. Luiz Lima (Novo-RJ) considerou a medida uma interferência do Estado em assuntos internos. Segundo ele, os clubes deveriam definir essa possibilidade em seus próprios estatutos. A preocupação também sde deve à possível falta de estrutura de algumas entidades menores.