Troféu da Libertadores: quem chegar à final receberá uma bolada em dinheiroFOTOS Divulgação / Conmebol
Conmebol inicia exibição da taça da Libertadores
Evento conta com o troféu original entregue aos clubes na final
Rio - A exibição da taça original da Copa Libertadores da América começou nesta quinta-feira (14). O evento realizado em um shopping na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, marcou o início de uma excursão do cobiçado troféu pelo Brasil, que vai até sábado (16).
O espaço conta com as camisas oficiais do 16 times classificados para as oitavas de final da competição. Fortaleza, Palmeiras, São Paulo, Internacional e os cariocas Botafogo e Flamengo terão seus uniformes expostos. O evento terá sorteios e eventos ao vivo durante os três dias.
A inauguração da exposição no Rio de Janeiro também prestigia uma das cidades mais vitoriosas da história da Libertadores. Nos últimos anos, o Rio foi dominante e detém os últimos três campeões: Flamengo (2022), Fluminense (2023) e Botafogo (2024).
Além de dominante nas últimas três edições, o Rio de Janeiro é a segunda cidade com mais times campeões. Ao todo, são quatro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. A cidade fica atrás apenas de Bueno Aires, com cinco campeões. No geral, são seis títulos, sendo três do Flamengo.
De acordo com a coordenadora de Experiência de Marketing da Conmebol, Camila Chaves, a ideia é trazer o sentimento da "Glória Eterna" para o público. Além dos três campeões recentes, a cidade também já foi sede, desde a implementação de final única, de duas edições da decisão. Em 2020 vencida pelo Palmeiras e em 2023 vencida pelo Fluminense.
"Nós começamos pelo Rio de Janeiro porque é a cidade do atual campeão, o Botafogo. Depois, vamos para São Paulo, casa do Palmeiras e do São Paulo, que também estão nas oitavas. Trouxemos a taça original para que toda a mística envolvendo a Copa (Libertadores) possa ser sentida pelos fãs", disse Camila.
Apenas dois cariocas estão classificados para a competição de 2025: Botafogo e Flamengo. Ambos estão nas oitavas de finais e seguem vivos na disputa pela Glória Eterna nesta temporada.
O Flamengo enfrenta outro brasileiro, o Internacional, pelo mata mata. No jogo de ida no Maracanã, vitória da equipe carioca por 1 a 0, que abriu vantagem em busca da vaga. A volta será no Beira Rio, na próxima quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília).
Já o Botafogo busca repetir o feito do ano passado. O atual campeão enfrenta a LDU, do Equador, nesta quinta-feira (14). A decisão fica para a próxima quinta (21), às 19h (de Brasília), em Quito, na altitude de 2.850 metros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.